
Sobre mim
Sou Kaian Ciasca.
Sempre atuei colaborativamente em meus projetos. Foram tantas construções coletivas! Nesse momento, porém, o Cultivo.lab nasce de uma necessidade de organizar minhas ferramentas de trabalho e falar sobre elas. Por isso, essa página, por enquanto, é individual...
No todo, atuo como gestor cultural, pesquisador, consultor para políticas públicas e educador. Saiba mais sobre minha história a seguir.
Minha história
Formado em Comunicação Social - Midialogia pela Unicamp (2015), venho atuando nos últimos anos com diversas frentes: gestão cultural, pesquisa, diagnóstico e consultoria na área de políticas públicas de cultura, assim como diversas ações de educação na área.
Mais recentemente, integrei a equipe da movimenta cultura, com a qual atuei com consultorias para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em alguns municípios do Estado de São Paulo, na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Praia Grande-SP (em andamento), além de prestar pareceres técnicos para avaliação de projetos culturais. Trabalho também atualmente com mapeamento e diagnóstico cultural em diferentes iniciativas, como o Projeto Circuito Cultura Viva Paulista: Celebrando 20 anos do Programa e 10 anos da PNCV. Realizei anteriormente pesquisas na área junto à Bons Ventos Produtora (até 2024); e em ações desenvolvidas para o Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas. Pela Bons Ventos, atuei também, em 2023, em consultoria para a Diretoria de Cultura da Unicamp.
Atuo desde 2017 no Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas, atualmente como representante territorial titular pelo segundo mandato consecutivo, tendo exercido a presidência em 2023. Nesse espaço, participei ativamente de processos como a construção do Plano Municipal de Cultura (2018) e a execução de políticas como a Lei Aldir Blanc, a Lei Paulo Gustavo e outras legislações locais. Além da atuação territorial no conselho, vivo e construo outras ações de caráter de participação territorial na região periférica do Amarais (Campinas-SP), junto ao Comitê Comunitário dos Amarais.
Minha trajetória também envolve a atuação como educador sobre políticas públicas, mapeamento, comunicação e participação social. Dentre diversas ações na área, fui educador no curso de Produção Cultural para Jovens, do Sesc Campinas (módulo sobre mapeamento e políticas culturais, em 2024 e 2025). Como educador também participei da criação da Agência Mandinga de Favela (2019/2020), voltada à comunicação periférica, e realizei o projeto ‘Vc tá me ouvindo?!’, na Fundação CASA, em 2019.
Como formação própria, após a universidade, complementando estudos na área cultural, concluí o Curso Sesc de Gestão Cultural, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF), com um trabalho final sobre hábitos culturais e produção de indicadores, apresentado em 2017 no XIII ENECULT (BA) e publicado na Revista do CPF (2018). Integrei ainda o grupo de estudos "Mapeamento e Gestão Participativa para a Cultura", aprofundando reflexões sobre dados e diversidade no planejamento cultural.
Na Bons Ventos Produtora, atuei no coletivo gestor de 2015 a 2024, escrevendo e executando projetos, planejando coletivamente o espaço cultural, entre outras ações (além das atuações com pesquisas já citadas). Além disso, atuei como gestor e produtor cultural em eventos como o Festival Corre da Paz, Virada Sustentável do Interior (Campinas e Valinhos), o Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas e o CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema. Tenho também experiência com produção audiovisual (registro de espetáculos e de projetos culturais), videomapping e produção de áudio-peças, em projetos como ‘PERCH: Uma Celebração de Voos e Quedas’ (videomapping) e ‘Transpassadxs’ (gravação e edição de som), entre outros.
