top of page
IMG-20170727-WA0001_edited.jpg

Sobre mim

Sou Kaian Ciasca.

Sempre atuei colaborativamente em meus projetos. Foram tantas construções coletivas! Nesse momento, porém, o Cultivo.lab nasce de uma necessidade de organizar minhas ferramentas de trabalho e falar sobre elas. Por isso, essa página, por enquanto, é individual...

No todo, atuo como gestor cultural, pesquisador, consultor para políticas públicas e educador. Saiba mais sobre minha história a seguir.

  • Instagram

Minha história

Formado em Comunicação Social - Midialogia pela Unicamp (2015), venho atuando nos últimos anos com diversas frentes: gestão cultural, pesquisa, diagnóstico e consultoria na área de políticas públicas de cultura, assim como diversas ações de educação na área.

 

Mais recentemente, integrei a equipe da movimenta cultura, com a qual atuei com consultorias para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em alguns municípios do Estado de São Paulo, na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Praia Grande-SP (em andamento), além de prestar pareceres técnicos para avaliação de projetos culturais. Trabalho também atualmente com mapeamento e diagnóstico cultural em diferentes iniciativas, como o Projeto Circuito Cultura Viva Paulista: Celebrando 20 anos do Programa e 10 anos da PNCV. Realizei anteriormente pesquisas na área junto à Bons Ventos Produtora (até 2024); e em ações desenvolvidas para o Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas. Pela Bons Ventos, atuei também, em 2023, em consultoria para a Diretoria de Cultura da Unicamp.

 

Atuo desde 2017 no Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas, atualmente como representante territorial titular pelo segundo mandato consecutivo, tendo exercido a presidência em 2023. Nesse espaço, participei ativamente de processos como a construção do Plano Municipal de Cultura (2018) e a execução de políticas como a Lei Aldir Blanc, a Lei Paulo Gustavo e outras legislações locais. Além da atuação territorial no conselho, vivo e construo outras ações de caráter de participação territorial na região periférica do Amarais (Campinas-SP), junto ao Comitê Comunitário dos Amarais.

 

Minha trajetória também envolve a atuação como educador sobre políticas públicas, mapeamento, comunicação e participação social. Dentre diversas ações na área, fui educador no curso de Produção Cultural para Jovens, do Sesc Campinas (módulo sobre mapeamento e políticas culturais, em 2024 e 2025). Como educador também participei da criação da Agência Mandinga de Favela (2019/2020), voltada à comunicação periférica, e realizei o projeto ‘Vc tá me ouvindo?!’, na Fundação CASA, em 2019.

 

Como formação própria, após a universidade, complementando estudos na área cultural, concluí o Curso Sesc de Gestão Cultural, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF), com um trabalho final sobre hábitos culturais e produção de indicadores, apresentado em 2017 no XIII ENECULT (BA) e publicado na Revista do CPF (2018). Integrei ainda o grupo de estudos "Mapeamento e Gestão Participativa para a Cultura", aprofundando reflexões sobre dados e diversidade no planejamento cultural.

 

Na Bons Ventos Produtora, atuei no coletivo gestor de 2015 a 2024, escrevendo e executando projetos, planejando coletivamente o espaço cultural, entre outras ações (além das atuações com pesquisas já citadas). Além disso, atuei como gestor e produtor cultural em eventos como o Festival Corre da Paz, Virada Sustentável do Interior (Campinas e Valinhos), o Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas e o CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema. Tenho também experiência com produção audiovisual (registro de espetáculos e de projetos culturais), videomapping e produção de áudio-peças, em projetos como PERCH: Uma Celebração de Voos e Quedas’ (videomapping) e ‘Transpassadxs’ (gravação e edição de som), entre outros.

Outros links

Aqui você encontra uma lista com outros links sobre minha história, com publicações anteriores, lives, participação em audiências públicas, aulas abertas, entre outros...

bottom of page